No dia 25 de dezembro de 2024, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) registrou um balanço positivo na prevenção a afogamentos em todo o Estado. Durante o feriado de Natal, foram realizados 23 salvamentos por arrastamento, 41 ocorrências envolvendo água-viva e 41 crianças perdidas foram localizadas e devolvidas aos seus responsáveis pelos guarda-vidas. O perfil das vítimas de afogamento segue predominante entre homens com média de 27 anos, contudo, nenhum óbito por afogamento foi registrado.
Em Araquari, um resgate se destacou devido à dificuldade da operação. Por volta das 13h20 do dia 25, a Central de Operações foi acionada para prestar socorro a uma mulher de 27 anos, que havia caído no rio quando tentou tirar uma foto com seu companheiro em uma ponte. Contudo, o homem que ligou para o 193 não conhecia a região e não sabia informar a localização exata do acidente.
Em uma busca pela internet, a equipe do CBMSC identificou que o local seria a ponte de ferro do Rio Paraty, e que, portanto, não seria possível chegar ao local com as viaturas. Os bombeiros percorreram, correndo, cerca de 3 km pelo trilho do trem, levando os equipamentos e materiais de resgate.
A vítima foi localizada no rio, a uma altura de cerca de 5 metros de altura da ponte, agarrada a um pilar de concreto. Seu companheiro a segurava pelo braço e havia improvisado uma corda feita com cadarços do tênis, para que ela não fosse levada pela correnteza.
Os bombeiros lançaram uma bóia do tipo lifebelt na água, no qual o sargento Voltolini pulou no rio para realizar o resgate. A vítima estava estável, com escoriações nas pernas e braços. Após os procedimentos de APH (Atendimento Pré-Hospitalar), a jovem foi levada ao Pronto Atendimento de Araquari para avaliação médica, devido ao contato com a ferragem contaminada da ponte e água imprópria para banho do rio
Os guarda-vidas civis e militares do CBMSC atuaram intensamente em todo o litoral catarinense, com foco na prevenção e orientação aos banhistas. A presença nas praias tem como objetivo instruir os banhistas na prevenção de acidentes e afogamentos, principalmente aos que não conhecem os perigos das praias. Além disso, as informações sobre as condições do mar e os cuidados necessários ao entrar na água são indispensáveis para conscientizar a população. Por isso, o CBMSC ressalta a importância de seguir as orientações dos guarda-vidas e nunca entrar no mar onde houver a bandeira vermelha, que indica alto risco de afogamento.
O aplicativo CBMSC Cidadão é uma ferramenta indispensável para quem deseja curtir o verão com segurança. Por meio do app, é possível consultar as praias com menor risco de afogamento antes mesmo de sair de casa. O aplicativo também disponibiliza informações sobre as bandeiras colocadas nas praias, que indicam as condições do mar:
Além disso, o app permite verificar a balneabilidade das águas e localizar praias com cadeiras anfíbias, que oferecem maior acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.
Outro destaque nas praias de Santa Catarina é a distribuição gratuita de pulseiras de identificação para crianças. Os pais ou responsáveis podem solicitar a pulseira nos postos guarda-vidas, ao chegar à praia. Basta preencher os dados da criança e colocar a pulseira, feita de material impermeável, resistente à água. No entanto, é fundamental que as crianças sejam constantemente observadas e permaneçam a um “braço” de distância dos adultos.
O resultado positivo deste Natal demonstra a importância do trabalho dos guarda-vidas em parceria com a população. Ao respeitar as instruções dos guarda-vidas e campanhas de prevenção, é possível garantir um verão mais seguro.
Confira a seguir os dados referentes a 25 de dezembro de 2024.
* Os números podem sofrer atualizações.
Fonte: CBMSC/Mônica Andrade – CCS/CBMSC