+55 49 9936-5486

NO AR

TOQUE DE MULHER

Com TOQUE DE MULHER

Brasil

Projeto prevê que placas de veículos voltem a informar cidade e estado

Texto é de autoria do senador Espiridião Amin; veja justificativas

Publicada em 18/07/2023 às 20:51h - 26 visualizações

por Oeste mais


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: DIVULGAÇÃO )
Um projeto em análise na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, prevê que as placas veiculares voltem a informar o município e o estado de registro do veículo. Se aprovada, a matéria seguirá para votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). 

De autoria do senador Esperidião Amin (PP-SC), a proposição altera o Código de Trânsito Brasileiro. O parlamentar ressalta que, ao longo dos anos, o formato e o conteúdo das placas evoluíram, com alterações que visaram principalmente à padronização e a uma ampliação no número de combinações, para atender à crescente frota de veículos. 

No entanto, Amin considera que a informação visível do local de registro do veículo é importante para as autoridades de trânsito e segurança pública conseguirem identificar com facilidade a origem de um automóvel em situações como infrações, roubos, furtos e outros crimes relacionados ao transporte.

O senador destaca também que há um “senso de identidade regional” e pertencimento promovido pela identificação nas placas, o que ajuda a evitar acidentes decorrentes da não familiaridade com o trânsito local, além de facilitar o levantamento de estatísticas turísticas.

 Placa Mercosul

A atual Placa de Identificação Veicular (PIV) foi criada com a intenção de dificultar falsificações e padronizar as placas dos países que integram o Mercosul. Uruguai adotou a placa em 2015, Argentina, em 2016, Brasil, em 2018 e Paraguai, em 2019.

 No entanto, a placa Mercosul só passou a ser obrigatória para todos os veículos novos no Brasil a partir de 2020. Para veículos usados, a placa Mercosul substitui a placa cinza em casos específicos, como transferência de propriedade e mudança de estado ou de município. 

Apesar de a cidade de origem do veículo não constar na placa Mercosul, o aplicativo Sinesp Cidadão fornece essa informação, assim como a situação de regularidade do automóvel.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

Ligue e participe.

+55 49 999365486

Visitas: 21432585
Usuários Online: 2019
Copyright (c) 2024 - Rádio Alto da Santa - Linha Boa Vista- Santa Terezinha do Progresso-SC 492
Converse conosco pelo Whatsapp!