Na manhã desta quinta-feira (26), às 9h02 (horário de Brasília), um terremoto de magnitude 7.2 sacudiu o Peru. O abalo sísmico foi registrado nas 80 estações da Rede Sismográfica Brasileira. Quanto maior a proximidade com o Peru, mais pode ser sentida a intensidade do tremor, explicou o geofísico Marcos Ferreira.
O fenômeno foi registrado a 5,3 quilômetros ao norte de Tirapata, em Puno, e 23,9 quilômetros a oeste-noroeste de Ayaviri, também em Puno. A região fica próxima à fronteira com a Bolívia. O centro do terremoto está a uma distância menor da capital boliviana de La Paz, do que da peruana Lima.
Em Santa Catarina, diversas cidades sentiram o impacto. Chapecó, no Oeste do Estado, foi uma delas. “Foi mesmo forte, eu senti aqui em Chapecó”, relatou uma testemunha na internet.
Em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, vários relatos de moradores foram compartilhados na internet. No prédio do HSVP (Hospital São Vicente de Paulo), funcionários tiveram que ficar do lado de fora por alguns minutos. O abalo foi sentido ainda em outras regiões do Brasil.
Em Manaus, no Amazonas, o prédio do Tribunal de Justiça precisou ser evacuado. Em nota, o TJAM informou que o Edifício Arnoldo Péres registrou tremores. Os funcionários devem trabalhar em home office ao longo do dia. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado para atender uma ocorrência de tremor em um edifício da rua Presidente Bernardes, no Centro de Cascavel, no Paraná.
Os danos foram de pequena monta e até o momento não há registros de feridos.