+55 49 9936-5486

NO AR

TOQUE DE MULHER

Com TOQUE DE MULHER

Brasil

Vulcão capaz de gerar tsunami no Brasil entra em alerta

Saiba como funcionam os alertas

Publicada em 16/09/2021 às 17:00h - 397 visualizações

por CLICRDC


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Reprodução MetSul)

 

Um temido vulcão no Oceano Atlântico e que especialistas dizem que poderia provocar um grande tsunami do Brasil aos Estados Unidos em caso de colapso numa grande erupção, passou a chamar atenção dos cientistas nos últimos dias devido ao aumento da atividade sísmica. O alerta atual está em nível amarelo.

Segundo o MetSul Meteorologia, o Plano Especial de Proteção Civil e Atenção às Emergências de Risco Vulcânico das Ilhas Canárias (Pevolca) elevou o nível de alerta de verde para amarelo, o que implica uma ação preventiva diante de um risco moderado de atividade vulcânica em Cumbre Vieja, em Las Palmas.

O nível amarelo é o segundo dos quatro existentes e quando acionado, a população é orientada para que fique atenta, além de aumentar a vigilância e o monitoramento.

No nível laranja que é no terceiro na escala de perigo, é decretado o alerta máximo para fenômenos que precedem uma erupção iminente.

Já no nível vermelho o alerta é para evacuação imediata e urgente, onde todas as pessoas devem colaborar com as autoridades e iniciar uma saída obrigatória.

De acordo com o MetSul, La Palma experimentou um aumento significativo nos movimentos sísmicos desde sábado, acompanhando a tendência de alta desde 2017 e ganhou maior força desde 2020. Nos últimos dias, além de aumentar o volume de movimentos sísmicos, sua intensidade aumentou com abalos que tiveram magnitude superior a ?3?.

A profundidade dos epicentros também diminuiu,  em média, de 30 para 12 quilômetros. Só ontem foram mais de 100 tremores e um teve profundidade de apenas 4 quilômetros. A atividade registrada desde sábado é mais intensa.

O Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias, Involcán, descreveu o movimento como ?uma mudança significativa? no vulcão Cumbre Vieja, ligada ao fenômeno conhecido como intrusão magmática, um processo que ocorre dentro da crosta terrestre em que o magma se aproxima da superfície. Os dados de emissão de hélio-3, que determinam a atividade magmática, têm ?o maior valor observado nos últimos 30 anos?, de acordo com a avaliação do comitê Pevolca para o monitoramento geoquímico de gases vulcânicos

 

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

Ligue e participe.

+55 49 999365486

Visitas: 21430664
Usuários Online: 2358
Copyright (c) 2024 - Rádio Alto da Santa - Linha Boa Vista- Santa Terezinha do Progresso-SC 492
Converse conosco pelo Whatsapp!