+55 49 9936-5486

NO AR

TOQUE DE MULHER

Com TOQUE DE MULHER

Brasil

Temida pelo veneno,Urutu-cruzeiro mata vaca em cidade de SC

Publicada em 29/12/20 às 19:47h - 901 visualizações

por Rádio Alto da Santa


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: São Joaquim Online)
Uma urutu-cruzeiro (Bothrops alternatus) matou um bovino na tarde de sábado (26) no interior de São Joaquim, na Serra de Santa Catarina.  O relato é de um fazendeiro, que mora a cerca de 500 metros do asfalto na saída para o Despraiado, próximo ao perímetro urbano do município.

Ele contou ao portal São Joaquim Online que uma de suas vacas, essa de quatro anos e cerca de 600 quilos, estava com as demais próximo ao coxo quando foi picada pela tenebrosa serpente.

A urutu-cruzeiro, que teria picado a vaca e levado à morte por causa da temível ação proteolítica de seu veneno, foi capturada por um vizinho. A serpente fêmea media quase dois metros de comprimento. 
O aparecimento deste tipo de animais acende um alerta para a redobrada dos cuidados, principalmente por parte dos pecuaristas e produtores de maçãs da região.

 O nome desta cobra é devido ao fato de possuir um desenho semelhante a uma cruz na parte superior de sua cabeça.

Veneno 
A composição do veneno da urutu-cruzeiro varia entre as famílias, gêneros e espécies. Em caso de acidente com a serpente, os sintomas característicos são são dor intensa e inchaço na região da picada, às vezes com manchas arroxeadas e sangramento pelos pontos da picada, em gengivas, pele e urina.

Pode haver complicações, como grave hemorragia em regiões vitais, infecção e necrose na região da picada. Assim como para qualquer acidente causado por serpentes, a vítima deve manter-se calma, beber bastante água, não ingerir bebidas alcoólicas e procurar, imediatamente, um hospital. 

A espécie 
Amplamente distribuída no Brasil, a urutu-cruzeiro é uma serpente conhecida pela fama de ser perigosa. Das regiões Sul e Sudeste ao Centro-Oeste, corre o ditado: “a urutu, quando não mata, aleija”.

Com até 1,7 metro de comprimento, a urutu-cruzeiro é terrestre e possui corpo robusto. Ela pode ser encontrada no Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Ela também vive na Argentina, Paraguai e Uruguai, preferencialmente em áreas abertas.

Considerada uma das espécies mais comuns do gênero Bothrops, a urutu se alimenta de roedores como camundongos, ratazanas, capivaras e preás, e marsupiais, como os gambás. 



FONTE:ND+



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

Ligue e participe.

+55 49 999365486

Visitas: 21430894
Usuários Online: 2519
Copyright (c) 2024 - Rádio Alto da Santa - Linha Boa Vista- Santa Terezinha do Progresso-SC 492
Converse conosco pelo Whatsapp!