+55 49 9936-5486

NO AR

TOQUE DE MULHER

Com TOQUE DE MULHER

Brasil

Reservatório do Foz do Chapecó está com 20% da capacidade devido à seca

Reservatório está bem abaixo do normal por conta da falta de chuva que persiste há semanas em todo Estado

Publicada em 25/11/20 às 22:18h - 169 visualizações

por Rádio Alto da Santa


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Prefeitura de Itapiranga)
A Usina Foz do Chapecó completou 10 anos desde que iniciou a operação. Mas a situação que enfrenta neste período de seca é uma das mais graves já enfrentadas. A seca de 2020 é a maior dos últimos 90 anos. Apesar da situação, a usina continua gerando energia e mantém a vazão mínima de água, independe da falta de chuva.

Com o controle da vazão de água em horários alternados da Foz do Chapecó não afeta diretamente o problema no abastecimento de água nas cidades abaixo da usina. A causa principal é a falta de chuva.

De acordo com a assessoria de imprensa da Foz do Chapecó, o reservatório está com 20% neste momento. Às 9h desta quarta-feira (25), a geração de energia estava parada, mas a vazão de água estava em 201 metros cúbicos por segundo, ou seja, bem acima da vazão mínima.

A Foz do Chapecó é obrigada por lei ter uma vazão mínima de 75 metros cúbicos por segundo, sendo cumprida pela usina. A situação é crítica, segundo assessoria de comunicação da usina. Ainda, comenta que a geração é interrompida várias vezes porque o reservatório está bem abaixo do normal.

Apesar da falta de chuva, a energia elétrica não é comprometida, uma vez que a ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) faz o rodízio com as demais usinas de todo o país.

Itapiranga também decretou situação de emergência por conta da seca. Outros municípios do Grande Oeste também estão na mesma situação, o que faz com que as prefeituras orientem a população no uso racional da água.

Foz do Chapecó

A usina hidrelétrica Foz do Chapecó fica na calha do rio Uruguai entre os municípios de Águas Chapecó (SC) e Alpestre (RS). Com uma potência instalada de 855MW, capaz de atender a 25% do consumo de energia de Santa Catarina e 18% do Rio Grande do Sul, a hidrelétrica possui um reservatório que banha seis municípios catarinenses e seis gaúchos.


FONTE:ND+



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

Ligue e participe.

+55 49 999365486

Visitas: 21432298
Usuários Online: 3045
Copyright (c) 2024 - Rádio Alto da Santa - Linha Boa Vista- Santa Terezinha do Progresso-SC 492
Converse conosco pelo Whatsapp!