+55 49 9936-5486

NO AR

TOQUE DE MULHER

Com TOQUE DE MULHER

Brasil

Cinco delegacias especializadas no combate à corrupção são criadas em SC

Publicada em 08/11/19 às 08:19h - 179 visualizações

por Rádio Alto da Santa


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Divulgação )

O combate à corrupção ganhou um aliado inédito em Santa Catarina. O governador Carlos Moisés determinou por decreto a criação de delegacias e coordenadorias especializadas na atividade dentro da Polícia Civil . As estruturas serão lideradas por delegados de polícia. A implantação do serviço ocorre sem aumento de despesas para o estado.

 

O decreto foi assinado digitalmente nesta semana e publicado no Diário Oficial do Estado nesta quinta, dia 7. O documento também tem as assinaturas do chefe da Casa Civil, Douglas Borba, e do presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial, Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior.

 

A iniciativa tem o apoio do ministro de Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, que defende a criação de estruturas de combate à corrupção em todos os estados.

Funcionamento

 

A Polícia Civil terá cinco Delegacias de Polícia Especializadas no Combate à Corrupção (Decor). Elas terão a função de prevenir, reprimir e combater a corrupção, investigar crimes praticados contra a administração pública estadual e atuar em ações que demandem conhecimento especializado para a solução.

 

A atuação dos órgãos não será isolada. Dentro da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) será criada a Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção (Cecor), coordenada por um delegado. À Cecor caberá, entre outras atribuições, administrar um banco de dados estadual sobre combate à corrupção, orientar as atividades das delegacias especializadas, manter estatísticas, participar de estudos e pesquisas e propor treinamentos e cursos à Academia da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina (Acadepol).

 

Na avaliação do delegado-geral, Paulo Koerich, a criação das Decor são um marco para a Polícia Civil quanto à apuração de delitos envolvendo os crimes do colarinho branco no estado. “É, sem dúvida, um ganho imensurável para a sociedade em relação ao controle do dinheiro público. Elas possibilitarão uma gama de fontes de apuração e fiscalização de atos ilícitos por todas as regiões, o que reforça o compromisso estadual de não tolerar esse tipo de crime que tanto prejuízo gera aos cofres públicos”, aponta Koerich.

 

O governador também determinou que a Cecor faça estudos para a ampliação do número de Decors em Santa Catarina, além das cinco já previstas no decreto.

 

Confira quais são as cinco Decors em SC

 

1ª Decor: a região da Grande Florianópolis, compreendida pelo município de Florianópolis e pelas regionais de Palhoça e São José.

 

2ª Decor: a região compreendida pelas regionais de Araranguá, Criciúma, Laguna e Tubarão.

 

3ª Decor: a região compreendida pelas regionais de Canoinhas, Jaraguá do Sul, Joinville, São Francisco do Sul, Mafra, Porto União, São Bento do Sul, Balneário Camboriú, Brusque e Itajaí.

 

4ª Decor: a região compreendida pelas regionais de Blumenau, Ituporanga, Rio do Sul, Curitibanos, Lages, São Joaquim e Videira.

 

5ª Decor: a região compreendida pelas regionais de Caçador, Campos Novos e Chapecó.

 Fonte:Por Oeste Mais




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

Ligue e participe.

+55 49 999365486

Visitas: 21435054
Usuários Online: 2374
Copyright (c) 2024 - Rádio Alto da Santa - Linha Boa Vista- Santa Terezinha do Progresso-SC 492
Converse conosco pelo Whatsapp!