+55 49 9936-5486

NO AR

TOQUE DE MULHER

Com TOQUE DE MULHER

Brasil

Não existe um novo verme que pode causar a morte e é encontrado em pimentões

Publicada em 05/09/19 às 18:56h - 184 visualizações

por Rádio Alto da Santa


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Divulgação )

Encontrar pequenos insetos em meio a legumes ou em folhas de verduras é, de certa forma, norma. Imagine, agora, deparar com um verme – semelhante a um longo fio branco – enquanto corta um pimentão. Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra exatamente isso. Mas será que é verdade?

A mensagem vinculada às imagens diz que é preciso ter muito cuidado com o "Simla Mirch", um suposto novo tipo de verme encontrado em pimentões. O texto ainda afirma que o verme vive em "áreas molhadas do corpo", além de causar muita dor e até mesmo a morte.

Segundo Jorge Anderson Guimarães, pesquisador e coordenador de Produção Integrada de Pimentão da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o vídeo retrata uma contaminação por vermes nematomorfos, provavelmente na Índia, mas não no Brasil.

— Eles são parasitas de insetos que devem ter atacado o pimentão e morrido, permitindo que o verme que habitava as entranhas do inseto completasse seu ciclo de vida e emergisse no interior do fruto — explica.

Guimarães afirma que o verme nematomorfo adulto costuma viver em ambientes aquáticos como riachos e lagos, e os insetos mais comumente infectados por eles são grilos, baratas, gafanhotos, percevejos aquáticos e baratas d'água.

— Porém, uma situação assim é o mais puro acaso da natureza e não traz nenhum perigo para os consumidores do produto. Sem contar que ocorre em uma região muito distante do Brasil, onde as condições de higiene e saneamento básico favorecem esse tipo de contaminação — diz o pesquisador.

Não custa lembrar: cuidado com alimentos de procedência duvidosa

É importante saber que, no Brasil, os sistemas de cultivo de pimentão no Brasil não estão sujeitos a esses tipos de contaminação, já que seguem boas práticas agrícolas e utilizam água de qualidade para a irrigação, geralmente realizada por gotejamento, direto na raiz da planta, garante Guimarães.

O vídeo mostra uma situação que é o mais puro acaso da natureza e que não traz perigo para os consumidores do produto. E ocorreu na Índia, uma região muito distante do Brasil, onde as condições de higiene e saneamento básico favorecem esse tipo de contaminação
JORGE ANDERSON GUIMARÃES
Pesquisador e coordenador de Produção Integrada de Pimentão da Embrapa

Ainda assim, há uma recomendação primordial: alimentos de procedência duvidosa e que não tenham passado por procedimentos de limpeza e sanitização não devem ser ingeridos.

— Com isso, evita-se esse tipo de contaminação e também os casos comuns de contaminação microbiológica com vermes adaptados ao ser humano, como lombrigas e outros micróbios presentes na água e que contaminam os frutos, como as salmonelas, coliformes e amebas. Higiene e boas práticas agrícolas são a solução para evitar quaisquer tipos de contaminação — aconselha Guimarães.

Fonte: Gaúcha/ZH




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

Ligue e participe.

+55 49 999365486

Visitas: 21433476
Usuários Online: 2883
Copyright (c) 2024 - Rádio Alto da Santa - Linha Boa Vista- Santa Terezinha do Progresso-SC 492
Converse conosco pelo Whatsapp!