Mais de 30 mil produtos irregulares foram apreendidos pelo Instituto de Metrologia de Santa Catarina durante a operação Criança Segura realizada em 23 municípios do estado. A ação foi coordenada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), por meio dos órgãos delegados nos estados.
O objetivo foi reduzir a ocorrência de acidentes relacionados a brinquedos, berços infantis, carrinhos de criança, bicicletas, cadeiras de alimentação, entre outros itens.
De acordo com o diretor de Fiscalização da Qualidade do Imetro-SC, Vinícius Moreira, foram fiscalizados 182.884 produtos, em 75 estabelecimentos. Do total, 14 lojas foram notificadas e 30.613 produtos apreendidos ou interditados.
“A operação Criança Segura é intensificada durante esse período sazonal devido à alta demanda por produtos para crianças. O objetivo é retirar do comércio itens que apresentem irregularidades”, destaca Moreira.
A fiscalização ocorreu em 23 municípios: Criciúma, Timbó, Barra Velha, Pouso Redondo, São Bento do Sul, Sombrio, Rio do Sul, Meleiro, Gaspar, Florianópolis, Pinhalzinho, Braço do Norte, São José, Xanxerê, Treviso, Pomerode, Palhoça, Joinville, Siderópolis, Concórdia, Içara, Itá e Blumenau.
Entre os produtos apreendidos, a maioria foi brinquedos sem certificação, interditados na região do Vale do Itajaí e que aguardam a tramitação judicial.
“A Operação que antecede o Dia das Crianças reforça a importância de optar por produtos testados e seguros”, alerta o presidente do Imetro-SC, Alexandre Soratto. No caso dos brinquedos, os consumidores devem verificar também a recomendação de faixa etária para evitar acidentes.